quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Menopausa



Psicólogo e sexólogo Paulo Bonanca
http://www.paulobonanca.com/
Menopausa
Quando o assunto é menopausa, vale a pena fazer uma reflexão: será que as mães e avós das mulheres de hoje, que nem faziam reposição hormonal, eram mais felizes ou já estavam habituadas ao sofrimento e não reclamavam? Será que a vida moderna complicou a questão da menopausa?

O que não se pode negar é que a menopausa, para muitas mulheres é apesar da orientação médica, tem se constituído num período cheio de incertezas e desconforto que vão desde a transpiração excessiva, irritabilidade fácil, cansaço inexplicável, baixa de desejo sexual, e até as mudanças repentinas de humor e uma sensação de vazio, tristeza e depressão.

Nessa fase, muitas vezes a mulher tem um companheiro pouco atraente, que não corresponde as suas expectativas, seja pela perso­nalidade, seja por temperamento. O marido apesar de ter sido trabalhador e bom caráter, a vida toda apresentou enormes dificuldades para se manifestar afetivamente. Pouco carinhoso, mau ouvinte e um tanto frio, nem sempre se revelou um bom amante,­ pois assim como muitos outros homens da sua geração são ansio­sos, apressa­dos, de poucas carícias, mais chegado a um sexo rápido seguido ime­diatamente pelo sono profundo e barulhento.

Casados há muitos anos, se acomodaram na relação morna, sem atrativos e repetitiva, mas agora, com a chegada da menopausa, essa mulher começa a fazer reavaliações inevitáveis.
Quem está experimentando essa etapa da vida não pode ter medo dessas reavaliações. Elas são necessárias e devem ser encaradas, mas é preciso saber pesar com equilíbrio, rever o lado bom e nunca pensar que as coisas estão perdidas.

A mulher não precisa buscar apenas a reposição hormonal como solução para as dificuldades vivenciadas na menopausa. Ela pode procurar uma boa e saudável reposição afetiva, buscando­ um entendimento melhor com seu companheiro e reavivando a própria sexua­lidade. Como sexo é feitos a dois, eles podem tranquilamente buscar o prazer. Atualmente a terapia psicológica e ou medicamentosa pode restaurar o desejo da mulher e recuperar a potência do homem, contribuindo para uma intimidade sem pressa e com muito mais prazer.
O mais importante é ter em mente que a faixa dos 50/60 anos tambêm pode ser um período extremamente útil e prazeroso,­ porque já não existem aquelas naturais preocupações com a possibi­li­dade de uma gravidez ou mesmo problemas com a educação dos filhos.

Essas e outras conquistas fazem da menopausa uma fase em que se pode tirar um maior proveito da vida.


Fonte:
Dr. Moacir Costa.
http://www.projetoamarbem.com.br/

Nenhum comentário: