quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tamanho do pênis, Patriarcado e Sexualidade



Tamanho do pênis, Patriarcado e Sexualidade

Autor: Paulo Bonanca Psicologo e Sexologo
http://www.paulobonanca.com/


Tamanho do pênis, Patriarcado e Sexualidade

Imagine-se na seguinte situação. Num grupo de amigos alguém pergunta: Para você, tamanho é documento? Se disser não, corre o risco de passar a ser visto como “o caro do pinto pequeno”. (somente quem tem pequeno pensa assim).
Dentro do imaginário social-sexual tamanho é documento sim, e de preferência grande e grosso, para que não paire nenhuma dúvida sobre a masculinidade.
Nossa primeira referencia biológica vinculada ao sexo que pertencemos vem do ter ou não ter pênis, daí talvez venha o medo de se vincular o pênis pequeno ao feminino, ao clitóris, à vagina.
Já na adolescência o tamanho do pênis surgir como referencial para afirmação de identidade, junto à quantidade de relações sexuais podem servir de mecanismo de defesa contra o medo de ser homossexual. As preocupações dos adolescentes são reflexos dos estereótipos machistas e repressivos ainda presentes em nossa sociedade patriarcal, e a equação é simples: pênis grande/ auto-estima alta, pênis pequeno/ auto-estima baixa.
Mas adolescentes não são os únicos a se preocuparem com o tema. Basta visitar os chats de sexo na internet, (salas de bate-papo), a grande maioria se apresenta como “bem dotado”, algo absolutamente dispensável, já que o sexo é virtual. De novo voltamos ao imaginário social-sexual.
Vivemos numa cultura “falocêntrica”, o Viagra é um bom exemplo disto, o sexo penetrativo. Em fim, voltemos a pergunta. Tamanho é documento? A resposta é: absolutamente não, não é documento. O tamanho do pênis não guarda relação com a capacidade de dar e receber prazer. Além disto, a experiência sexual com um outro deve involucrar todo o corpo, todos os sentidos. O maior órgão do corpo humano, a pele, responde eróticamente aos estímulos.

Portanto, centrar-se no tamanho do pênis é desperdiçar a oportunidade de estar com um outro por inteiro.


Paulo Bonança, Psicólogo C.R.P 05- 30190.
Diplomado em Sexualidade Humana pela Universidade Diego Portales- Chile-
Autor da Tese “A AIDS entre os homossexuais; A confissão da soropositividade ao interior da família”.
Membro da Sociedade Brasileira de estudos Sexualidade Humana SBRASH
Consultório Copacabana: Telefone (21) 2236-3899 – 9783-9766
Paulopsi2000@yahoo.com.br
http://www.paulobonanca.com/

2 comentários:

Mary Amaral disse...

DR. PAULO
Concordo inteiramente com sua tese de na sexualidade masculina tamanho é documento sim..
Pois o homem desde o principio dos tempos são muito vaidosos. Sou terapeuta holistica, e escuto sempre comentários sobre o tamanho de seus penis; tipo.O que devo fazer para melhorar? Eu respondo:VÁ AO MÉDICO,E ELE LHE DIRÁ. MAS ACHO QUE ELES NÃO TEM CORAGEM. fERNANDA aMARAL

Unknown disse...

Você tem algum livro para indicar sobre estes três temas juntos.E com relatos reais de pessoas com pênis pequeno de mais ou menos 10 cm tendo relações com mulheres.