quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aconselhamento em DST, HIV e Aids e Hepatites Virais














O que é o aconselhamento? 
Entende-se aconselhamento como um processo de escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos do cliente para que ele mesmo tenha possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação.

Especialmente no âmbito das DST/Aids e Hepatites Virais o processo de aconselhamento contém três componentes:

Apoio Emocional

Apoio Educativo - que trata das trocas de informações sobre DST, HIV/Aids e Hepatites Virais, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento.

Avaliação de riscos - que propicia a reflexão sobre valores, atitudes e condutas, incluindo o planejamento de estratégias de redução de risco.

Esses componentes nem sempre são atingidos em um único momento ou encontro e, de certa forma, podem ser trabalhados tanto em grupo como individualmente.

Na abordagem coletiva, as questões comuns expressas pelos participantes devem nortear o conteúdo a ser abordado. Nesse sentido, a identificação da demanda do grupo é fundamental. No grupo as pessoas têm a oportunidade de redimensionar suas dificuldades ao compartilhar suas dúvidas, sentimentos, conhecimentos, etc. Em algumas circunstâncias essa abordagem pode provocar alívio do estresse emocional vivenciado pelos clientes. A dinâmica grupal também pode ajudar o indivíduo a perceber sua própria demanda, a reconhecer o que sabe e sente, estimulando sua participação nos atendimentos individuais subseqüentes. Os grupos formados em sala de espera podem ser um exemplo dessa abordagem, além de otimizarem o tempo que o usuário passa no serviço de saúde.

É importante, entretanto, que o profissional de saúde esteja atento para perceber os limites que separam as questões que devem ser abordadas no espaço grupal daquelas pertinentes ao atendimento individual.

Vale destacar que, pela singularidade de vida de cada cliente, situações íntimas, como a avaliação do próprio risco e adoção de práticas mais seguras, são mais bem trabalhadas num atendimento personalizado e individual. A identificação das barreiras que dificultam as práticas preventivas e os subsídios para definição de mensagens compatíveis com o cliente depende da qualidade da relação construída entre os interlocutores durante o aconselhamento individual.

Objetivos do aconselhamento:


No contexto das DST, HIV/Aids e Hepatites Virais, o aconselhamento tem por objetivos promover:
- Redução do nível de estresse;
- Práticas mais seguras;
- Adesão ao tratamento;
- Comunicação e o tratamento de parceiro(s) sexual(is) e de parceiros de uso de drogas injetáveis.

A quem se destina?


O aconselhamento em DST, HIV/Aids e Hepatites Virais destina-se:
- Às pessoas com DST, HIV/Aids e Hepatites Virais e seu(s) parceiro(s) sexual(is) e de uso de drogas injetáveis;

- Às pessoas que desejam fazer o teste anti-HIV (infectados ou não) ou para diagnóstico das hepatites;

- Às pessoas que buscam ajuda devido a prováveis situações de risco.
Em função dos avanços terapêuticos e sua comprovada eficácia na redução da transmissão vertical do HIV, estimulamos a oferta da testagem sorológica acompanhada de aconselhamento nos serviços de pré-natal em todas as unidades de saúde do município de Ribeirão Preto. Pela correlação epidemiológica e maior possibilidade de adequação terapêutica, pessoas com diagnóstico de tuberculose também recebem a oferta de testagem sorológica acompanhada de aconselhamento. Dependendo da necessidade do cliente, seus familiares ou pessoas próximas poderão ser envolvidos no processo do aconselhamento.

Todas as pessoas sexualmente ativas precisam estar conscientes de que uma relação sexual com penetração, não protegida, inclusive o sexo oral, envolve um certo risco de transmissão de DST e HIV.

Atenção: Como o aconselhamento pode implicar a oferta de testagem sorológica anti-HIV é importante lembrar que a realização do teste é de caráter estritamente voluntário.

fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/aids/i16aconselha.php

Nenhum comentário: