quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Profilaxia Pós-Exposição HIV














O que é Profilaxia Pós-Exposição HIV ?

PEP significa Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica. 

Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.


Atendimento inicial é de urgencia

No caso de um possível contato com o vírus HIV, busque, o quanto antes, um serviço credenciado. Esse primeiro atendimento é considerado de urgência porque o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível. 

O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao vírus HIV e no máximo após 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam. 

A indicação de utilização dos medicamentos para prevenção será avaliada por um médico. 

A população de gays, outros homens que fazem sexo com homens e travestis é uma das populações que tem preferência no acesso a esse atendimento de urgência, visto a proporção de pessoas com HIV neste segmento populacional ser superior àquela da população geral. 

Profissional de saúde

 Recomendações para Abordagem da Exposição Sexual ao HIV

Para o atendimento da exposição sexual com potencial risco de transmissão do HIV é necessário, inicialmente: 

• Acolher o usuário
• Avaliar o contexto da exposição ao HIV
• Caracterizar o risco de transmissão 
• Conhecer a frequência de exposições ao risco 

Fonte:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite/ 

Nenhum comentário: