quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Transtorno depressivo















TRISTEZA, SÍNDROME DEPRESSIVA OU TRANSTORNO DEPRESSIVO?
AUTORA: Letícia Maria Furlanetto*
*Professora Assistente de Psiquiatria do Departamento de Clínica Médica da UFSC.


Os transtornos depressivos são um problema de saúde pública, devido a sua alta prevalência e ao declínio na qualidade de vida e no funcionamento laborativo que acarretam (HAYS e cols., 1995). Apesar disso, o que se nota é que há muita confusão na compreensão destes transtornos, a começar pela palavra “depressão”. Mesmo no meio médico, este termo é freqüentemente utilizado de maneira incorreta, demonstrando o desconhecimento das características clínicas da doença depressão. Isto gera problemas, pois,  por um lado, pacientes com transtornos depressivos acabam não sendo detectados, e, por outro lado, pacientes com “tristeza” muitas vezes são expostos, desnecessariamente, a efeitos colaterais de medicações antidepressivas.

O objetivo desse artigo é contribuir para aumentar o conhecimento desta doença, começando pelo que parece ser o mais simples, mas que representa onde a confusão se inicia: serão discutidos os usos mais freqüentes da palavra “depressão”. 


TRISTEZA X SÍNDROME DEPRESSIVA X TRANSTORNO DEPRESSIVO 
 A palavra “depressão” é usada de três diferentes maneiras. Na linguagem comum é usada para descrever um estado de tristeza que todas as pessoas experimentam quando perdem algo de importância. Assim, ficamos tristes porque gostaríamos de viajar e não podemos, porque não temos dinheiro para comprar algo que gostamos, porque não houve aumento de salário, etc.
 

Em  psiquiatria, a palavra depressão é usada para significar humor anormal, semelhante, embora diferente da tristeza, à infelicidade e ao sentimento de miséria na experiência do dia-a-dia. Como tal, o humor depressivo pode aparecer tanto como um sintoma em qualquer transtorno mental, quanto como um sintoma de muitas doenças físicas e condições tóxicas. Este tipo de humor pode vir acompanhado de outros sintomas depressivos, passando a ser denominado “síndrome depressiva”.

O humor depressivo, que  acompanha estas síndromes apresenta uma qualidade que o diferencia da tristeza “normal”, que parece estar relacionada a uma inabilidade para experimentar prazer (anedonia) de qualquer forma e com qualquer experiência. Assim, pacientes com o humor depressivo freqüentemente se queixam de que não conseguem mais sentir prazer com as “coisas” que gostavam anteriormente, de que tudo parece “pesado”, “difícil”, “arrastado” e que o “tempo não passa”, além de referirem um terrível sentimento de insuficiência.  Resumindo, trata-se de um estado de ânimo duradouro, ou seja, na maior parte do dia, durante vários dias, não reativo a estímulos prazeirosos,  que colore a percepção de mundo da pessoa, fazendo com que tudo “pareça cinza”. Este tipo de humor, ao fazer parte de uma síndrome depressiva, por definição,  pode ter causas diversas. Destas, podemos citar o uso de medicamentos depressogênicos, determinadas doenças físicas, e, principalmente, depressão enquanto doença, como veremos a seguir.  
 

Finalmente, a palavra “depressão” é usada como o nome para estados ou transtornos clínicos (substituindo a antiga ”melancolia”); ou seja, uma entidade nosológica, uma doença, que consiste em um grupo de sintomas formando padrões reconhecíveis e, às vezes, mostrando um curso clínico, com recuperação maior ou menor entre os ataques agudos. Trata-se dos transtornos depressivos cujo diagnóstico é essencialmente clínico e se baseia na presença de sintomas psíquicos e somáticos os quais, de acordo com sua intensidade e evolução, definirão a gravidade do quadro clínico e os subtipos diagnósticos. De acordo com a CID-10 (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 1993), “o indivíduo usualmente sofre de humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida levando a uma fatigabilidade aumentada e atividade diminuída”, sendo estes os sintomas típicos. Outros sintomas comuns são: concentração e atenção reduzidas, diminuição da auto-estima e autoconfiança, idéias de culpa e inutilidade, visões desoladas e pessimistas do futuro, idéias ou tentativas de suicídio e atos autolesivos, sono perturbado e apetite diminuído. Inúmeros outros sintomas podem estar presentes e compor o quadro clínico. A duração mínima dos sintomas para um diagnóstico confiável é de cerca de duas semanas. Caso o indivíduo apresente mais de um episódio depressivo, de acordo com a CID-10, chamamos de Transtorno Depressivo Recorrente. Cabe esclarecer, entretanto, que a Associação Psiquiátrica Americana elaborou uma classificação própria, a qual é apresentada no seu manual, o DSM-IV (APA, 1994). Nesta Classificação, os quadros de doença depressiva mais graves que preencherem determinados critérios e que tiverem mais de duas semanas de evolução são enquadrados na categoria diagnostica  “Depressão Maior” e aqueles, com intensidade mais leve e com tempo de evolução igual ou maior a dois anos, na categoria  “Distimia”. Cumpre explicar, também, que tanto na CID-10, quanto no DSM-IV, consta uma outra entidade nosológica, denominada “Transtorno Bipolar” (trata-se da antiga Psicose Maníaco Depressiva). Somente é  dado este diagnóstico para aqueles indivíduos que tiverem apresentado, também, episódios de mania (caracterizados principalmente por humor eufórico).  


CONCLUSÃO
 Como vimos, a palavra depressão pode ser usada com diversos significados, que variam desde a tristeza “normal” até entidades nosológicas muito graves, tais como os Transtornos Depressivos Maiores e os Transtornos Bipolares. Existem diferenças qualitativas entre esses termos e esperamos que este artigo tenha ajudado a ressaltá-las.  


BIBLIOGRAFIA
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA): Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-IV), 4. ed., Washington, D.C.:APA, 1994. 
HAYS, R. D.; WELLS, K. B.; SHERBOURNE, D. et al. Functioning and well-being outcomes of patients with depression compared with chronic general medical illnesses. Arch Gen Psychiatry, 52:11-19, 1995. 
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e diretrizes Diagnosticas , Porto Alegre:Artes Médicas, 1993.

Fonte: http://www.ccs.ufsc.br/psiquiatria/98tristeza.html


Nenhum comentário: